21 de maio de 2009

"Um novo Tipo"

Hoje achei esse texto já antigo de Hermés Galvão : editor-chefe da Revista Vogue RG e colabora freqüentemente com a Revista Daslu. Ele sabe o que fala.....

"UM NOVO TIPO

São Paulo é uma cidade fascinante. Não sei a sua, mas esta cidade, que não é minha, e que eu não faço a menor questão de adotá-la, tem uma capacidade absurda de reunir truqueiros vindos de todo o mundo, gente que chega aqui com uma mão na frente e uma bolsa-carteira atrás e passados poucos anos, às vezes meses, já podem ser encontrados no, digamos, topo da pirâmide. São os chamados "novos tipos", seres que escondem seus passados, ou melhor, reinventam. Uma turma que construiu sua personalidade com elementos retirados de filmes, novelas e recortes de revista.

Se vestem como dândis, produtores desencanados ou como mauricinhos; só andam em lugares onde podem ser vistos em boa companhia, mesmo que esta não seja sua amiga de longa data - aliás nada que constitui a formação de um novo tipo vem de longa data: tudo nele é novo, da bolsa ao apartamento, do carro ao namorado. Nele, nada parece ser usado, antigo, com alma. Os novos tipos parecem ter nascido de geração espontânea, não têm pai, nem mãe.

Como os progenitores estão longe, geralmente no interior de São Paulo ou no subúrbio do Rio, eles se dão ao direito de criar uma nova história genealógica para si, geralmente creditando aos antepassados algum titulo de nobreza, uma villa na Toscana, um sobrenome estrangeiro e uma fortuna generosa - supostamente gasta com os prazeres da vida mundana, como eles gostam de dizer (só para manter a nonchalance, aquele charme que há em toda decadência).

Mas os novos tipos são personagens fundamentais da roda viva paulistana, ou você não acha adorável viver a experiência nas médias rodas (que os novos tipos chamam de alta) como se estivesse numa novela de Gloria Perez, com direito a garotas caça-dotes, empresários do setor do entretenimento e gays acompanhantes de artista? Desejo vida longa a todos os novos tipos, aos veteranos e aos calouros. Que venham com novos sobrenomes, novas profissäes - personal qualquer coisa, produtor de qualquer coisa ou assessor de qualquer coisa. Só não venham com as mesmas histórias. Nem com o mesmo hálito."
post W+L

Nenhum comentário:

Postar um comentário